quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Perigo dos Banhos nos Coelhos


Muita gente está comentando sobre o vídeo do coelho que aparecer tomando banho numa pia. (link do vídeo:http://www.liveleak.com/view?i=8cf_1370539469)
Alguns acham fofinho, pensam que o coelho está tranquilo pelo fato de não se mexer.

Não se enganem! Coelhos não devem tomar banho, com raríssimas exceções. E mesmo assim não devem nunca molhar a orelha.

Vamos explicar:

* Perigo de fungo: o pelo do coelho é muito denso, uma vez molhado, é difícil secar. Sendo assim, é provável que fiquem algumas partes úmidas que favorecem o surgimento de fungos. Esses fungos funcionam como uma sarna, passam a irritar a pele e fazer cair o pelo. Exige tratamento dermatológico.

* Perigo de infecção no ouvido: ao cair água no ouvido, pode-se criar uma infecção nos ouvidos. É super perigoso, pois uma infecção deixa o coelho super fraco, com dor, febre, falta de apetite, etc. É necessário tratar com anti-inflamatório ou antibiótico.

* Perigo de ataque cardíaco: coelhos tem o coração muito frágil, podendo morrer de ataque cardíaco caso tomem um susto muito forte. A maioria dos coelhos morre de medo de água, e se a água não assustar seu coelhinho, ele provavelmente vai se assustar pelo barulhão do secador de cabelo que você vai precisar para secá-lo.


Daí vem a dúvida: ué, por que o coelhinho do vídeo não parece assustado?

Ele está no estado chamado "Imobilidade Tônica", é um modo que alguns animais presas ficam como mortos, como uma última defesa contra predadores.
Então, de maneira alguma ele está tranquilo ou gostando de tomar banho, apenas está assustado demais e completamente imóvel.

Se um dia precisar dar banho no seu coelho, faça isso apenas em último caso.
Lave apenas a área necessária. Coloque algodão nas orelhas dele, para não molhar os ouvidos.
Use shampoo para bebês.

Dê preferência para limpa-lo com um pano molhado ou lenços umedecidos (esses que vendem em farmácia para bebês).
Coelhos são animais muito limpos, eles se lambem iguais aos gatos e arrancam os tufos de pelos sujos, portanto não necessitam de banho.
O ideal é evitar molhar seu coelho a qualquer custo.



Contato: adoteumorelhudosp@gmail.com
Curta a página no facebook https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudoSp

7 comentários:

  1. Que maldade eles fizeram com esse coelho, não é? Devemos evitar dar banho a qualquer custo mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Eu dou banho no Sheldon só quando ele está muito sujo e ele não fica assim, claro fica tentando sair da banheirinha mas nós damos algumas coisinhas que ele pode comer pra ele ficar mais tranquilo e ele não se assusta de modo algum com o barulho do secador. Eu dou banho com Johnson's Baby

    ResponderExcluir
  3. gente mim ajuda tem outraa forma de secar sem secador pois tenho medo de matar o meu nao uso secador

    ResponderExcluir
  4. Acabei de resgatar um Coelho na rua. Ele está com as patas totalmente sujas não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  5. Coelho pode tomar banho sim! só não deve JAMAIS tomar banho de banheira que o cubra totalmente.evite ao máximo que suas orelhinhas não sejam molhadas por dentro, e o seque com uma toalha (se seu coelhinho já for acostumado a usar secador,pode usar) ajude o seu amiguinho secando com uma toalha sua testa e seu rabinho, aonde são lugares em que ele não consegue secar e/ou demora para secar. use um Shampoo leve (ou um raro Shampoo de coelho) para lava-lo, e não o limpe até sua pele aparecer, apenas limpe a parte de cima onde ele tenha se sujado, as patinhas pode se lavar a vontade (com cuidado!). Bem, espero ter ajudado vc que está lendo, e muito obrigado, tchauu

    ResponderExcluir