Para se limpar, o coelho se lambe. Dessa forma, ele ingere alguns pelos mortos, o que pode ocasionar as temíveis bolas de pelo: o pelo se junta em bolas no organismo no coelho e o impede de defecar, diminuindo também o apetite.
O primeiro sinal é quando as bolinhas de coco aparecem ligadas por um fio. Em seguida, elas vão diminuindo de tamanho, até desaparecem por completo. Nessas últimas fases o coelho também diminui a ingestão de alimentos até parar de comer.
Elas podem acontecer com coelhos de pelo curto e também de pelo comprido, apesar de ser mais comum nesse último tipo.
É necessário que o coelho seja escovado frequentemente para evitá-las. Elas costumam acontecer mais na época de troca de pelos.
Para ajudar seu coelho a digerir os pelos que come, é importante que ele tenha feno disponível. A ingestão de folhas (sempre folhas escuras!) ajuda também a motilidade do trato intestinal.
Caso seu coelho esteja na época de troca de pelos, ou seja muito peludo e apresente sempre esses sinais de bola de pelo, você pode tratá-lo em casa com a seguinte receita natural:

Dar na boquinha dele com seringa (como na foto acima).
Alguns mls por dia na época de troca de pelo já é suficiente para ajudar na digestão dos pelos.
Outros alimentos que também ajudam na digestão dos pelos:
Mamão, ameixa e feno.
Atenção: utilize essa receita APENAS nos primeiros sinais de bola de pelos (cocozinhos ligados com pelo ou cocozinhos menores do que o habitual).
Caso ele pare de defecar ou de comer, leve imediatamente ao veterinário, pois o problema pode ser algo mais sério.
Não medique seu coelho sem antes ele ter sido avaliado pelo veterinário.
Dicas sobre coelhos e adoção de coelhinhos:
https://www.facebook.com/
Contato: adoteumorelhudosp@gmail.com
Meu coelho estava com esses sintomas, chamei o Veter e falou q estava com a barriga inchada e aplicou uma injeçao ant-inflamatoria, depois de algumas horas o coelho estava sem movimentos e muito gelado, coloquei no meu colo e liguei para o Veter e disse que a injeçao nao tem reaçao que se nao fizesse bem, tbm nao faria mal... As 4:00 hrs da madrugada ele faleceu... E eu estou s entender o que aconteceu??
ResponderExcluirOi Glauce.
ExcluirVc levou num veterinário especializado em animais silvestres?
Se ele estava com a barriga inchada, acredito que o correto seria fazer um exame de ultrassom ou raio x para ver o que estava obstruindo, pode ser bolas de pelo, fezes,, gases, ou mesmo algum tipo de tumor.
Não sou veterinária e falo apenas por experiência com casos parecidos.
O ideal é sempre levar o coelho num veterinário especializado, mesmo sendo mais caro a consulta e o tratamento.