sexta-feira, 27 de julho de 2012

O que você precisa saber antes de adotar um coelho - Parte 2

É comum que pessoas se apaixonem por coelhinhos em petshops. Eles sao pequenos, peludos e dóceis.
Porém, não são bichos de pelúcia. Coelhos requerem cuidados, alimentação adequada e um ambiente seguro.

Essa série de postagens visa orientar os donos de coelhos e pessoas que querem adotar sobre as peculiaridades desses animais tão fofinhos.

- Coelho deve ter acesso à água e comida à vontade

Diferente de outros animais, os coelhos não são esganados. Eles comem de pouquinho em pouquinho ao longo do dia.
É importante que eles tenham acesso à água fresca e à comida o tempo todo. Você não precisa se preocupar em tirar e colocar potes o tempo todo.
Apenas certifique-se de que os potes estão limpos, higienize-os regularmente.
O pote de água deve ser limpo e ter seu conteúdo trocado diariamente, para evitar criar bolor, fungos ou mesmo atrair mosquitos por causa da água parada.

- Coelhos são herbívoros

O coelho é exclusivamente herbívoro.
Ele não deve comer: carne, leite, pão, chocolate, pizza e nem tomar leite (entre outros).
Esses alimentos contêm proteína animal, seja na forma de carne, leite ou ovo, e o coelho não tem o organismo preparado para digerir esse tipo de alimento.

Alimente seu coelho com ração, folhas de cores escuras, frutas e legumes. Também devem comer feno, para gastar os dentes. Todos crus, da forma que eles encontram na natureza.
Atenção: folhas de cor clara, como alface, causam diarréia e pode levar a morte.

-  O dente do coelho nunca para de crescer

Diferente do que popularmente se acredita, o coelho não é um roedor. Ele é da ordem dos lagomorfos.
Ainda assim, seus dentinhos nunca param de crescer, e por isso eles roem as coisas, pois precisam gastá-los.

É inevitável que o coelho roa o que encontra pela frente. Esse comportamento pode ser amenizado oferecendo a ele certos "brinquedos", como pedaços de madeira e caixas de papelão, que o coelho terá o prazer em roer e destruir. Também pode usar casca de coco queimado, entre outros.
Ainda assim, pela natureza curiosa, o coelho vai procurar outras coisas para brincar e roer. Com esse fato em mente, é necessário que algumas providências sejam tomadas antes de acontecer algum desastre ou acidente.
  • Deixe os fios e cabos levantados numa altura que o coelho não alcança. Ou use calhas para protegê-los dos dentinhos afiados;
  • Não deixe chinelos ou sapatos de couro ao alcance do coelho;
  • Proteja a quina de móveis de madeira e das paredes, se o coelho mostrar interesse neles;
  • Cuidado se o coelho entrar atrás de geladeira, máquinas de lavar roupa, fogões ou outros eletrodomésticos. Eles podem roer os fios do motor;
  • Não deixe papéis ou livros perto do coelho, ou ele pode destruí-los.
Roer é instintivo e uma necessidade. Não é um mau comportamento, e sim uma característica do coelho. Você terá que aprender a lidar com isso.



Esse assunto é extenso e nosso blog terá diversas postagens sobre o tema. Se você adotou ou quer adotar um coelho, informe-se. É a maior prova de amor que você pode dar para o seu animal: aprender como cuidar dele melhor.

Leia a parte 1 dessa série, clique aqui!

Quer adotar um coelho? Escreva para nós: adoteumorelhudosp@gmail.com
Ou acesse nossa página no facebook: https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudoSp

25 comentários:

  1. Uma dúvida que eu tenho: o coelho pode ficar sozinho na casa ou apartamento? Ele se estressa com isso?

    ResponderExcluir
  2. Oi Thifacco.

    O coelho pode ficar sozinho sim, especialmente durante o dia.

    O coelho é um animal noturno, ou seja, de dia ele está naturalmente recolhido e calmo, a noite é o horário que eles saem da toca para se alimentar. Sendo assim, o fato da maioria das pessoas trabalhar o dia todo e estar em casa para dar atenção ao coelho a noite, combina perfeitamente com o relógio biólogico dele (não que o animal não possa se adaptar a rotina da casa, muitos coelhos se adaptam a rotinas diurnas, mas na natureza ele é noturno).

    O mais importante é que ele fique solto e tenha objetos para se divertir (assim evita que ele brinque de roer as coisas da casa).

    Se você quiser um amiguinho para o seu coelho, o ideal é que sejam duas fêmeas. Dois machos não combina devido a brigas violentas. Se for um casal, um deles PRECISA ser castrado, senão você vai acabar com um problemão nas mãos (um casal de coelhos não castrado pode produzir quase uma centena de filhotes em 1 ano, e com 3 meses seus filhotes já estão maduros sexualmente, então imagine o estrago!).

    Ainda assim, os coelhos são muito felizes sozinhos, por serem territorialistas ao extremo, muitas vezes são mais felizes sozinhos do que acompanhados.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcinha,

    Tenho uma coelhinha mini-lion, que assumi de uma outra pessoa que não quis cuidar. Estou com ela desde pequenininha (tem uns 3 anos). Mas por mais que eu seja cuidadoso, ela vive a me morder. Não fico tentando pegá-la ou abraçá-la. Mas se tento acariciá-la ou se a coloco em meu colo ela logo me morde e quer sair correndo. Tentei em alguns períodos interagir mais com ela, pra ver se ela se afeiçoava a mim, mas não deu resultado.
    O que eu faço? Levo pra algum exorcista tirar o demônio de dentro desse bichinho? rsrsrsss!
    Você acha que se eu arrumar um companheiro, ou companheira para ela, esse comportamento pode melhorar? (obs: ela é castrada)
    Sempre tenho dó dela ficar sozinha no apartamento a maior parte do tempo (obs. ela fica solta no apto. e não é de fazer bagunça, o que até me preocupa: seria depressiva? Arrumo um monte de coisa pra ela morder, madeiras nobres de diferentes espécies, e outros quitutes). Seria bom pra ela ter outra coelha ou coelho por perto?

    Please, me ajude! Não sei o que fazer!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um companheiro seria bom para ela, pois diminui o territorialismo dela, que é o que causa essa agressividade.
      Se ela é castrada e não tem nenhum problema de saúde, outro coelho alteraria a rotina dela de forma positiva, de preferência um machinho castrado.
      Nem todo coelho gosta de colo, então tente fazer carinho nela sentado no chão. Conquiste-a com comida. :)
      Boa sorte.

      Excluir
  4. oque acontece se os coelhos comerem carnes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os coelhos são estritamente herbívoros. Sendo assim, não tem a capacidade de digerir carne.
      Não se te dizer exatamente o que pode acontecer, mas acredito que ele pode ter uma diarreia (que pode ser fatal em coelhos!), se sentir enjoado e até mesmo morrer, dependendo da condição de saúde do coelho e da quantidade de carne que ele ingerir.
      Provavelmente o coelho nem vai comer, a maioria dos coelhos não come coisas que fazem mal para eles, a própria natureza impede.
      Porém, não se deve oferecer esse tipo de alimento inadequado ao coelho.

      Excluir
  5. Tenho um coelho faz um mês e já tive outros, mas esse está me surpreendendo, ele ama carinho, se parar com a mão no chão ele vem e coloca a cabeça de baixo, e o mais incrível, ele adora dormir no meu colo todos os dias depois do meio dia. Eu digo que é um Cãocoelho pois ele se finge de morto e me dá cada susto. Ama mortadela e chocolate, por mais que a gente não goste de dar para ele, mas ele faz uma carinha de cachorro pedindo comida que acabamos dando sempre um pedacinho. Acho que cada coelho tem suas preferencias de comida e "estilo de vida"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      Coelhos são maravilhosos mesmo! :)
      Olha, por mais que ele goste, não dê essas coisas pra ele comer... principalmente a mortadela, porque o coelho não pode comer carne, ele não tem como digerir... sei como é dificil falar não pra aquele rostinho lindo que eles fazem, mas faz esse esforço pela saude dele :)
      Meu antigo coelho tambem amava chocolate, não podia sentir o cheiro... tinhamos que evitar comer perto, porque senão ele roubava um pedacinho hehee

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Coelhos podem passear em praças e parques ou ficam estressados? Posso acostumar meu coelho com guia para quando formos passear?Tem alguma restrição em relação a andar de carro e usar roupinhas? (obs: ele tem 4 meses).

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,

    Meu coelho adora comer coco verde e beber a água do mesmo, gostaria de saber se isso faz mal ou devo incentivar ele a comer mais?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. Ola a todos! Existe um cheiro específico que afaste os coelhos?? O meu pequeno esta destruindo o meu colchão! Ele roeu o pano e fica brincando de tirar espuma o dia todo. Já tentei vinagre e tenho medo de tentar algo mais forte. Alguem tem alguma dica?!

    ResponderExcluir
  10. O mini coelho pode ficar sozinho o dia todo? só que eu tenho um cachorro salsicha se eu deixar ele na gaiola a vista do meu cachorro ele pode ficar mais tranquilo ou nao?

    ResponderExcluir
  11. Olá meu coelho está roendo a casa toda...as portas, o peneu da moto,as vassouras da casa....o que posso fazer pra ele parar....me ajude por favor, não quero ter que doar ele.....

    ResponderExcluir
  12. Olá "Anônima", espero que ainda não tenho doado o seu animalzinho, mas como foi dito aí no blog roer é uma **necessidade** do coelho. Não vai ter jeito. Reserve um espaço para ele que fique distante destas coisas, não é possível que vc não consiga fazer isso, sem ter de doá-lo. Pense bem, vá lá.... E boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma coelha e um gato, dei um pedaço de frango pro gato e a coelha tomou dele e comeu o frango todinho. E agora ela fica me mordendo e minha irmã isso é normal? Coelho gostar de carne?

    ResponderExcluir
  14. Oi estou muito preocupada. Tenho um nini coelho que só quer saber de roer papel e madeira, não quer mais comer a ração dele . Não sei o que pode estar acontecendo com ele. E aqui em Porto Alegre não encontrei veterinário que cuide de coelhos.Tenho medo q ele acabe morrendo, o que devo fazer???

    ResponderExcluir
  15. eu tenho uma coelha filhote de 55 dias . eu posso ficar com ela no colo sempre?

    ResponderExcluir
  16. Oi, por favor, preciso de uma orientação. Hoje uma das minhas duas coelhas faleceu, elas eram unidas e agora uma está só. Eu estou com o coração partido em ver ela sozinha. Não gostaria de ter outro coelho. Pode eles viverem bem sozinhos depois de ter um amiguinho?

    Eh possível que o coelho se assuste com fogos e tenha uma parada cardíaca? Acho q foi isso q aconteceu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer sim, os coelhos são muito frágeis e é comum terem morte súbita com um susto.

      Vc pode ter um coelho sozinho sim, dando atenção a sua coelha e bastante carinho, ela vive de boa sem outro coelho.

      Excluir
  17. Posso criar Coelho solto com passarinhos soltos?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde tenho um coelho que comprei hoje queria umas dicas poderia me ajudar?

    ResponderExcluir