quinta-feira, 26 de julho de 2012

O que você precisa saber antes de adotar um coelho - Parte 1

Muita gente compra um coelho por impulso, porque eles são muito bonitinhos e engraçadinhos, e acabam não tendo noção dos cuidados e das peculiaridades desse animal.
Também há pessoas que encontram um coelho abandonado e os leva para casa. Ou ganha de presente. Ou cede às pressões de algum membro da família e compra um.

Não importa a forma como o coelho chega, geralmente mesmo as pessoas mais responsáveis e de bom coração estão despreparadas para lidar com os orelhudos. Queremos então dar algumas dicas para que haja uma convivência pacífica, evitando que os coelhos precisem ser descartados.
 

- Não segure pelas orelhas

As orelhas dos coelhos são muito frágeis. Se você levantá-lo pela orelha, poderá machucá-lo. A orelha do coelho é muito vascularizada, podendo causar dor e até estourar algum vasinho.

A melhor forma de segurar o coelho é mantendo as patas deles sempre apoiadas, para que eles sintam segurança e não tentem se defender ou pular. Segure-o como a um bebê, apóie o bumbum e a cabeça, deixando as patinhas grudadas no seu corpo.




- Coelho é uma presa e ele vai se defender

O coelho, diferente do gato e do cachorro, é uma presa, e não um predador. Sendo assim, na natureza ele é constantemente caçado e aprendeu a se defender, fugir e se esconder.
Portanto, se o coelho morde, arranha ou dá coices é porque ele está com medo. Respeite o espaço do coelho, nem sempre ele quer ficar no colo, ele pode confundir seu carinho com uma ameaça. E se isso acontecer vai acabar te mordendo e arranhando. Apesar de pequenos, podem causar ferimentos e até tirar sangue.

- Coelho não foi feito para ficar em gaiola

O animal enjaulado, além de ficar estressado e agressivo, pode ficar com as patas atrofiadas.
Ele precisa de exercício, precisa correr e pular. E, além disso, ninguém gosta de viver preso.
O tempo do coelho dentro da gaiola deve ser o mínimo possível.

Você  pode usar um cercado se precisar limitar o espaço do coelho. Também pode comprar ou construir viveiros grandes onde ele pode ficar com mais conforto.

Há algumas pessoas que constroem os famosos "condos" (foto ao lado), ou condomínios, formado por telas aramadas criando um espaço para o coelho ficar.

Se possível, dê preferência para deixar seu coelho solto em pelo menos um cômodo da casa, nem que seja num banheiro, onde ele possa se esticar, deitar e andar um pouco.

É importante que, pelo menos algumas horas por dia, ele seja colocado num espaço onde possa correr e pular, evitando que o coelho fique obeso ou perca a vitalidade.

Nunca crie dois ou mais coelhos dentro de uma única gaiola. Coelhos são animais territoriais, haverá brigas por espaço e os animais ficarão muito estressados.




Como esse assunto é extenso, faremos uma série de postagens no blog sobre esse tema, para orientar que já adotou um coelhinho em como tratá-lo e preparar quem quer adotar para dar um lar seguro para essas fofuras.

Tem algum assunto que você gostaria de ver no blog? Deixe seu comentário.

Para adotar coelhos na cidade de São Paulo, nos escreva: adoteumorelhudosp@gmail.com
Ou acesse nossa página no facebook: https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudoSp

Até a próxima!

18 comentários:

  1. Olá, adorei seu post. Meu marido achou um coelhinho pequeno na rua, e trouxe para casa. Fui a um pet shop, e comprei ração para coelho, queria saber se é só essa a alimentação dele (?). Eu o deixo solto no quintal de casa. Só que as patas dele e o rabinho estão bem sujinhos pelo fato de estar na rua antes de acharmos ele, mas não sei como o limpar, O responsável pelo pet shop me disse que só uma buchinha com álcool ou vinagre, e que coelho toma banho só uma ou duz vezes por ano se precisar, é isso mesmo??. Mas como as patinhas do meu estão bem sujinhas queria dar um banho, mesmo porque não sei por onde ele passou antes de acharmos. Queria saber também se não corro risco dele me morder ao dar banho nele, e ao pegar na pata pra limpar direito, ele não mostra ser agressivo, mas nunca tentei fazer nada que fosse contra a vontade dele.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Você pode passar um pano umido ou um daqueles lenços umedecidos nas patinhas e rabinho dele. No geral os coelhos se limpam sozinhos, e em breve ele vai estar limpinho.
    Pode dar banho, mas não é necessário. Se você for dar banho em casa, tem que tomar muito cuidado mesmo, porque a maioria fica agressivo, tem muito medo de água, e acaba mordendo e arranhando.
    Lave somente as partes que estão sujas, evite molhar o coelho... porque quando molha, o pelo fica encharcado e é muito dificil de secar. Tem que secar com secador de cabelo, e tomar cuidado pra não deixar molhado, pois senão cria fungo.
    Se for dar banho, também tem que tomar muito cuidado pra não entrar água na orelhinha, pois do contrário dá infecção.

    Que bom que vocês salvaram o coelhinho.
    Para alimentação, dê ração, folhas de cores escuras (nunca dê alface, pois pode dar diarreia e matar), frutas (banana, maça, pera, eles amam!) e feno/capim.
    Ração e água pode deixar sempre a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... muito obrigada. Respondeu tudo o que nós precisávamos saber!! Fiz isso ontem, lavei a patinha dele.. Mas achei os lencinhos umedecidos bem mais prático, porque realmente ele não gostou de ver a água molhando a pata dele.. rsrs.. Adorei ele, ja faz parte da família, nomeamos de Luck ! ♥ Muito obrigada.. Parabéns pelo blog, ajudou muito!

      Excluir
  3. Olá sou uma criança de apenas 10 anos pretendo comprar um coelho e adorei suas dicas agora assim sei como cuidar bem de um coelho muito obrigado pelas dicas .

    ResponderExcluir
  4. Ola tenho 12 anos e quero saber como fasso pro meu coelho q vou adotar nao me machucar ou morder

    ResponderExcluir
  5. Como controlar pulgas e carrapato em coelhos?

    ResponderExcluir
  6. Olá , o meu coelho esta acostumado em ficar na casinha dele , mas comprei uma gaiola á chances dele se acostumar na gaiola ??

    ResponderExcluir
  7. A orelha do meu fôlego cai so uma por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece, alguns caem as duas orelhas, outros só uma e outros nenhuma.
      Mas dê uma olhada se não está caída devido a alguma doença, olha dentro da orelha num local iluminado, as vezes eles tem sarna na orelha. Caso esteja com alguma coisa, leve ao veterinário. É simples de tratar, mas de deixar alastrar pode levar a morte.

      Excluir
  8. meu filho ganhou um coelho, ele é manso
    mas só gosta de ficar em baixo do carro
    gostaria de saber se ele roe pneus ou
    se é mecânico?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, peguei um coelho filhote para cuidar,mas não tem com quem brincar. Será que seria bom se pegasse um coelho de oito anos que sempre viveu em gaiola?

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um coelho muito sábado que vive correndo e pulando feito louco pelo jardim da nossa casa...o nome dele é Paçoca pq ele é marronzinho...ultimamente ele tem ficado muito levado, peruano a vida da minha cachorrinha,do gato farola e derruba tudo que é vaso de planta pelo quintal...Será que ele tá sentindo falta de alguém da mesma espécie pra brincar?

    ResponderExcluir
  11. Oi que bom que achei vcs.tenho uma fofura em casa e muitas peruntas,agora sei que nao come carne,mas ja comeu ela (lola)roba carne do prato do meu filho e sai correndo,achei que ela pensa ser um cato,por comviver com gatos amistosos,brinca com eles,mas e agora ela vai morrer???

    ResponderExcluir