segunda-feira, 23 de julho de 2012

Coelha adotada, Irresponsabilidade de Vendedores e Coelhos para adoção

Sobre a Coelha Adotada

Estamos muito felizes em anunciar que a coelha antes conhecida como Branquinha foi adotada e hoje se chama Preguiça.
Ela é uma coelha muito carinhosa e está sendo super bem cuidada por um casal muito legal.


Irresponsabilidade dos Vendedores de Animais

Semana passada tivemos notícia de um casal que estava doando seus dois coelhinhos, por motivo de viagem.
A Equipe do Adote um Orelhudo SP foi buscar os dois filhotes. É um macho e uma fêmea.

Nessas horas ficamos pensando na irresponsabilidade de alguns petshops e criadores que não orientam seus clientes e só pensam no dinheiro. Os coelhos foram vendidos para viver juntos e são um casal.
Será que os compradores foram avisados de que assim que os coelhos entrassem na puberdade (com cerca de 4 ou 5 meses) eles iriam cruzar?
Será que falaram que em cada ninhada pode nascer até 12 filhotes?
Será que informaram que gestação da coelha dura somente 1 mês e que ela pode engravidar logo em seguida?
E que para evitar a procriação indiscriminada é necessária a castração? E que uma cirurgia desse porte num animal silvestre pode custar mais de 600 reais numa clínica especializada?

Provavelmente não.
E isso tipo de atitude causa - pelo menos - dois grandes problemas:

O transtorno para o comprador, porque um dia a pessoa tem dois coelhos e uma estrutura para cuidar desses dois coelhos. Em pouco tempo pode surgir mais de 10 novos coelhos e a pessoa não vai saber o que fazer com eles, muito menos saber lidar com o estágio da gravidez, parto e pós-parto da coelha, que é um momento delicado.
Podendo inclusive causar uma grande tragédia. Se a coelha fica estressada durante a gravidez e o parto - o acontece se ela divide a gaiola com um macho - ela pode rejeitar e matar os filhotes, transformando um momento bonito em um banho de sangue.

O segundo problema é o nascimento de animais indesejados. Muita gente abandona a fêmea e seus filhotes, no mato ou na rua, à própria sorte. A maioria desses coelhos morre de fome, frio, atropelados ou devorados por cachorros.
Com sorte eles chegam nas mãos de protetores de animais que procuram uma família para eles.
Ainda assim, muitos protetores de animais lidam com cachorros e gatos e não tem experiência com coelhos. Muitos ficam por anos confinados em gaiolas, pois os abrigos de cães e gatos estão sempre cheios e os protetores tem medo - e com razão - de soltá-los e eles serem atacados pelos predadores, já que caçar faz parte do instinto dos cachorros e gatos.

Esse é um dos motivos de porque criamos o Adote um Orelhudo SP. Nós amamos coelhos, todas nós temos coelhos de estimação há muitos anos e sabemos, através da experiência e muita pesquisa, do que eles precisam para ter uma vida segura e feliz.
Recebemos esses animaizinhos para que eles tenham uma chance de encontrar uma família que os ame e os trate bem.

Não temos abrigos, os coelhos ficam na casa das protetoras, onde podem ser cuidados bem de perto todos os dias. São soltos, recebem alimentação adequada e muito carinho.
Quando procuramos adotantes para nossos coelhos, eles passam por uma entrevista para não cairmos no mesmo erro dos petshops irresponsáveis, que pecam em não falar sobre as necessidades e peculiaridades dos coelhos.
O adotante é informado de uma série de detalhes sobre a vida diária de um coelho, e é levado a pensar em como ele responderá às situações antes mesmo que elas aconteçam, estando assim preparado para dar um ambiente seguro para o animalzinho.

Sobre os Coelhos para Adoção

Os dois coelhinhos que recebemos essa semana são um macho e uma fêmea.
 A sorte é que os coelhos chegaram para nós ainda filhotes, e já pudemos separá-los para evitar que cruzem.

Aqui estão algumas fotos dos coelhos:



O macho, que se chama Teleco, é o coelho branco. Ele é pequeno e bem dócil. Gosta de colo e de pular e brincar. Como todo filhote, não para quieto nenhum minuto.

A fêmea chama Lili e é a coelha marrom e branca. Ela é dócil e gosta muito de brincar. Tem lindos olhos azuis. Já está se habituando a fazer as necessidades no lugar correto.

Ambos tem três meses.

Interessados em adotar uma dessas fofuras, por favor nos escreva no email: adoteumorelhudosp@gmail.com

Ou também pode entrar em contato através da pagina do facebook:
 https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudoSp


Um comentário: