segunda-feira, 30 de julho de 2012

O que você precisa saber antes de adotar um coelho - Parte 3

Essa é a terceira parte de uma série de posts onde pretendemos orientar quem quer adotar ou já adotou um coelhinho.

Falamos sobre dúvidas e mal entendidos comuns, que visam melhorar a qualidade de vida desses animais incríveis, e também facilitar a vida dos adotantes.


- Coelhos não precisam tomar banho

No geral, o coelho não tem necessidade de banho, pois ele se limpa sozinho. Como os gatos, o coelho se lambe diversas vezes ao dia, arrancando os pelos sujos.
Coelhos são animais muito limpos e se criados num local higienizado, ele não terá cheiro nenhum.

Caso necessite dar banho no coelho, certifique-se de que a água não está nem muito quente, nem muito fria. Evite ao máximo que a água entre nos ouvidos do animal, pois pode causar uma inflamaçao (otite).
Tenha muito cuidado para secá-lo, devido a abundância de pêlos pode ficar alguma coisa molhada, e isso é um campo fértil para a proliferação de fungos.
Outro cuidado na hora de secar é com o barulho do secador. Ele pode assustar o coelho.
Também tenha cuidado com a temperatura para não queimá-lo.

Se levar a um petshop para dar banho, esteja presente o tempo todo, para garantir que seu coelho não ficará muito assustado e também se não vão colocar água em seus ouvidos.
Dificilmente você encontrará um petshop com serviço especializado em coelhos, e a maioria das pessoas não sabem manusear esse tipo de animal de forma correta.

- Coelhos vivem mais de 10 anos

Os coelhos vivem bastante se bem cuidados. A média é de 5 a 10 anos, podendo ultrapassar esse valor.
Eles são um compromisso de longo prazo, portanto quando comprar ou adotar um coelho lembre-se que ele dependerá inteiramente de você por todo esse tempo.

Ninguém é obrigado a ter um animal, mas a partir do momento que opta por ter, é sua responsabilidade cuidar e prezar pelo bem estar desse animal.

- Coelhos trocam de pêlos

Cerca de duas vezes ao ano, no início do inverno e do verão, os coelhos trocam de pêlo.
Costuma durar cerca de uma semana, e seus pêlos são renovados para uma nova temporada, sendo que no inverno eles ficam com o pelo mais longo e espesso, e no verão um pouco mais curto.

Para aliviar a bagunça, durante a época de troca, escove-o uma vez ao dia. Isso vai diminuir seu desconforto frente a tantos pêlos, vai diminuir o trabalho do coelho de se limpar e também vai impedir que se formem bolas de pêlo no estômago do coelho.

Não é algo muito comum, mas às vezes o coelho pode ter problemas por ingerir seus próprios pêlos. Além da escovação, você pode espremer abacaxi, misturar com um pouco de água e dar para o coelho beber. Isso ajuda na digestão desses pêlos.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

O que você precisa saber antes de adotar um coelho - Parte 2

É comum que pessoas se apaixonem por coelhinhos em petshops. Eles sao pequenos, peludos e dóceis.
Porém, não são bichos de pelúcia. Coelhos requerem cuidados, alimentação adequada e um ambiente seguro.

Essa série de postagens visa orientar os donos de coelhos e pessoas que querem adotar sobre as peculiaridades desses animais tão fofinhos.

- Coelho deve ter acesso à água e comida à vontade

Diferente de outros animais, os coelhos não são esganados. Eles comem de pouquinho em pouquinho ao longo do dia.
É importante que eles tenham acesso à água fresca e à comida o tempo todo. Você não precisa se preocupar em tirar e colocar potes o tempo todo.
Apenas certifique-se de que os potes estão limpos, higienize-os regularmente.
O pote de água deve ser limpo e ter seu conteúdo trocado diariamente, para evitar criar bolor, fungos ou mesmo atrair mosquitos por causa da água parada.

- Coelhos são herbívoros

O coelho é exclusivamente herbívoro.
Ele não deve comer: carne, leite, pão, chocolate, pizza e nem tomar leite (entre outros).
Esses alimentos contêm proteína animal, seja na forma de carne, leite ou ovo, e o coelho não tem o organismo preparado para digerir esse tipo de alimento.

Alimente seu coelho com ração, folhas de cores escuras, frutas e legumes. Também devem comer feno, para gastar os dentes. Todos crus, da forma que eles encontram na natureza.
Atenção: folhas de cor clara, como alface, causam diarréia e pode levar a morte.

-  O dente do coelho nunca para de crescer

Diferente do que popularmente se acredita, o coelho não é um roedor. Ele é da ordem dos lagomorfos.
Ainda assim, seus dentinhos nunca param de crescer, e por isso eles roem as coisas, pois precisam gastá-los.

É inevitável que o coelho roa o que encontra pela frente. Esse comportamento pode ser amenizado oferecendo a ele certos "brinquedos", como pedaços de madeira e caixas de papelão, que o coelho terá o prazer em roer e destruir. Também pode usar casca de coco queimado, entre outros.
Ainda assim, pela natureza curiosa, o coelho vai procurar outras coisas para brincar e roer. Com esse fato em mente, é necessário que algumas providências sejam tomadas antes de acontecer algum desastre ou acidente.
  • Deixe os fios e cabos levantados numa altura que o coelho não alcança. Ou use calhas para protegê-los dos dentinhos afiados;
  • Não deixe chinelos ou sapatos de couro ao alcance do coelho;
  • Proteja a quina de móveis de madeira e das paredes, se o coelho mostrar interesse neles;
  • Cuidado se o coelho entrar atrás de geladeira, máquinas de lavar roupa, fogões ou outros eletrodomésticos. Eles podem roer os fios do motor;
  • Não deixe papéis ou livros perto do coelho, ou ele pode destruí-los.
Roer é instintivo e uma necessidade. Não é um mau comportamento, e sim uma característica do coelho. Você terá que aprender a lidar com isso.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

O que você precisa saber antes de adotar um coelho - Parte 1

Muita gente compra um coelho por impulso, porque eles são muito bonitinhos e engraçadinhos, e acabam não tendo noção dos cuidados e das peculiaridades desse animal.
Também há pessoas que encontram um coelho abandonado e os leva para casa. Ou ganha de presente. Ou cede às pressões de algum membro da família e compra um.

Não importa a forma como o coelho chega, geralmente mesmo as pessoas mais responsáveis e de bom coração estão despreparadas para lidar com os orelhudos. Queremos então dar algumas dicas para que haja uma convivência pacífica, evitando que os coelhos precisem ser descartados.
 

- Não segure pelas orelhas

As orelhas dos coelhos são muito frágeis. Se você levantá-lo pela orelha, poderá machucá-lo. A orelha do coelho é muito vascularizada, podendo causar dor e até estourar algum vasinho.

A melhor forma de segurar o coelho é mantendo as patas deles sempre apoiadas, para que eles sintam segurança e não tentem se defender ou pular. Segure-o como a um bebê, apóie o bumbum e a cabeça, deixando as patinhas grudadas no seu corpo.




- Coelho é uma presa e ele vai se defender

O coelho, diferente do gato e do cachorro, é uma presa, e não um predador. Sendo assim, na natureza ele é constantemente caçado e aprendeu a se defender, fugir e se esconder.
Portanto, se o coelho morde, arranha ou dá coices é porque ele está com medo. Respeite o espaço do coelho, nem sempre ele quer ficar no colo, ele pode confundir seu carinho com uma ameaça. E se isso acontecer vai acabar te mordendo e arranhando. Apesar de pequenos, podem causar ferimentos e até tirar sangue.

- Coelho não foi feito para ficar em gaiola

O animal enjaulado, além de ficar estressado e agressivo, pode ficar com as patas atrofiadas.
Ele precisa de exercício, precisa correr e pular. E, além disso, ninguém gosta de viver preso.
O tempo do coelho dentro da gaiola deve ser o mínimo possível.

Você  pode usar um cercado se precisar limitar o espaço do coelho. Também pode comprar ou construir viveiros grandes onde ele pode ficar com mais conforto.

Há algumas pessoas que constroem os famosos "condos" (foto ao lado), ou condomínios, formado por telas aramadas criando um espaço para o coelho ficar.

Se possível, dê preferência para deixar seu coelho solto em pelo menos um cômodo da casa, nem que seja num banheiro, onde ele possa se esticar, deitar e andar um pouco.

É importante que, pelo menos algumas horas por dia, ele seja colocado num espaço onde possa correr e pular, evitando que o coelho fique obeso ou perca a vitalidade.

Nunca crie dois ou mais coelhos dentro de uma única gaiola. Coelhos são animais territoriais, haverá brigas por espaço e os animais ficarão muito estressados.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Escolha o nome dos bebês foca e ganhe um presente!

Os Bebês Foca

Os bebês foca são essas fofuras da foto, o macho é o mais escuro, e a fêmea é a mais clara.

Pra quem não lembra da história, tudo começou quando a Shern ficou sabendo de uma triste notícia: dois coelhinhos iriam ser descartados por uma pseudo-criadora por serem deficientes.


Ela os buscou no interior e trouxe para São Paulo e agora estamos cuidando deles. Já passamos em dois veterinários e sabemos que o problema deles se chama "spayed legs", uma deficiência que deixa as patas dos coelhos tortinhas.
O macho provavelmente não precisará de tratamento, pois não tem dificuldade de locomoção e está apto para ter uma vida normal.
A fêmea, por ter problema em 3 patas, talvez precisse de intervenção cirúrgica. Iremos passar num especialista que irá definir o tratamento da coelha.

Os coelhos têm uma deficiência compatível com a vida, eles andam, pulam, pedem carinho e tudo o mais que um coelho normal pode fazer.
Além disso, são coelhos absurdamente lindos da raça lion head, super carinhosos e dóceis.
Nós os chamamos de "bebês foca", porque devido à deficiência eles andam de forma engraçada, paracendo duas foquinhas.

Estamos fazendo uma brincadeira que é o seguinte:

- Escolha nomes para os bebês foca.
- Quem escolher o mais criativo ganhará um presente do Adote um Orelhudo SP.
- A escolha será feita por nossa equipe.

Você pode participar quantas vezes quiser.

Pode mandar o nome nos comentários do blog ou no facebook através desse link:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=423935007650164&set=a.411389912238007.92102.410139075696424&type=1&theater

Esperamos a participação de todos!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Coelha adotada, Irresponsabilidade de Vendedores e Coelhos para adoção

Sobre a Coelha Adotada

Estamos muito felizes em anunciar que a coelha antes conhecida como Branquinha foi adotada e hoje se chama Preguiça.
Ela é uma coelha muito carinhosa e está sendo super bem cuidada por um casal muito legal.


Irresponsabilidade dos Vendedores de Animais

Semana passada tivemos notícia de um casal que estava doando seus dois coelhinhos, por motivo de viagem.
A Equipe do Adote um Orelhudo SP foi buscar os dois filhotes. É um macho e uma fêmea.

Nessas horas ficamos pensando na irresponsabilidade de alguns petshops e criadores que não orientam seus clientes e só pensam no dinheiro. Os coelhos foram vendidos para viver juntos e são um casal.
Será que os compradores foram avisados de que assim que os coelhos entrassem na puberdade (com cerca de 4 ou 5 meses) eles iriam cruzar?
Será que falaram que em cada ninhada pode nascer até 12 filhotes?
Será que informaram que gestação da coelha dura somente 1 mês e que ela pode engravidar logo em seguida?
E que para evitar a procriação indiscriminada é necessária a castração? E que uma cirurgia desse porte num animal silvestre pode custar mais de 600 reais numa clínica especializada?

Provavelmente não.
E isso tipo de atitude causa - pelo menos - dois grandes problemas:

O transtorno para o comprador, porque um dia a pessoa tem dois coelhos e uma estrutura para cuidar desses dois coelhos. Em pouco tempo pode surgir mais de 10 novos coelhos e a pessoa não vai saber o que fazer com eles, muito menos saber lidar com o estágio da gravidez, parto e pós-parto da coelha, que é um momento delicado.
Podendo inclusive causar uma grande tragédia. Se a coelha fica estressada durante a gravidez e o parto - o acontece se ela divide a gaiola com um macho - ela pode rejeitar e matar os filhotes, transformando um momento bonito em um banho de sangue.

O segundo problema é o nascimento de animais indesejados. Muita gente abandona a fêmea e seus filhotes, no mato ou na rua, à própria sorte. A maioria desses coelhos morre de fome, frio, atropelados ou devorados por cachorros.
Com sorte eles chegam nas mãos de protetores de animais que procuram uma família para eles.
Ainda assim, muitos protetores de animais lidam com cachorros e gatos e não tem experiência com coelhos. Muitos ficam por anos confinados em gaiolas, pois os abrigos de cães e gatos estão sempre cheios e os protetores tem medo - e com razão - de soltá-los e eles serem atacados pelos predadores, já que caçar faz parte do instinto dos cachorros e gatos.

Esse é um dos motivos de porque criamos o Adote um Orelhudo SP. Nós amamos coelhos, todas nós temos coelhos de estimação há muitos anos e sabemos, através da experiência e muita pesquisa, do que eles precisam para ter uma vida segura e feliz.
Recebemos esses animaizinhos para que eles tenham uma chance de encontrar uma família que os ame e os trate bem.

Não temos abrigos, os coelhos ficam na casa das protetoras, onde podem ser cuidados bem de perto todos os dias. São soltos, recebem alimentação adequada e muito carinho.
Quando procuramos adotantes para nossos coelhos, eles passam por uma entrevista para não cairmos no mesmo erro dos petshops irresponsáveis, que pecam em não falar sobre as necessidades e peculiaridades dos coelhos.
O adotante é informado de uma série de detalhes sobre a vida diária de um coelho, e é levado a pensar em como ele responderá às situações antes mesmo que elas aconteçam, estando assim preparado para dar um ambiente seguro para o animalzinho.

Sobre os Coelhos para Adoção

Os dois coelhinhos que recebemos essa semana são um macho e uma fêmea.
 A sorte é que os coelhos chegaram para nós ainda filhotes, e já pudemos separá-los para evitar que cruzem.

Aqui estão algumas fotos dos coelhos:



O macho, que se chama Teleco, é o coelho branco. Ele é pequeno e bem dócil. Gosta de colo e de pular e brincar. Como todo filhote, não para quieto nenhum minuto.

A fêmea chama Lili e é a coelha marrom e branca. Ela é dócil e gosta muito de brincar. Tem lindos olhos azuis. Já está se habituando a fazer as necessidades no lugar correto.

Ambos tem três meses.

Interessados em adotar uma dessas fofuras, por favor nos escreva no email: adoteumorelhudosp@gmail.com

Ou também pode entrar em contato através da pagina do facebook:
 https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudoSp


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mary Lu foi Adotada e Novidades sobre os Bebês Foca

Hoje estamos muito felizes porque a coelhinha Mary Lu foi adotada! :)






"Mary Lu, que você seja muito feliz com sua nova família. Sentiremos sua falta"






Agora as novidades sobre os Bebês Foca.

Depois de passar em consulta com a dra. Amália, do Veterinários na Estrada, ela nos indicou passar com um especialista. Então as foquinhas fizeram uma pequena viagem até São Bernardo e eles foram atendidos pelo dr. Fausto do Estéticão (Rua Wadia Jafet Assad, 245 - São Bernardo do Campo). O veterinário foi super legal e nos explicou direitinho a situação dos coelhos.

O macho, apesar das duas patas tortas, está muito bem e não precisará de nenhuma intervenção. Ele pode viver tranquilo do jeito que é. Sempre andará de forma engraçada, porém sem prejuízos para sua saúde e mobilidade.

A fêmea, por ter três das quatro patinhas tortas, tem a condição mais agravada. O dr. nos indicou para outro veterinário, o dr. Diogo, que faz cirurgia ortopédica em silvestres, porque o caso dela talvez seja de correção cirúrgica.

Em breve levaremos os bebês focas para esse terceiro veterinário avaliá-los e contaremos para vocês aqui no blog.

Por enquanto, fiquem com um vídeo estrelado pelos nossos queridos Bebês Foca, narrado pela Shern, que explica com todos os detalhes a condição dos coelhinhos deficientes.




Até a próxima.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Coelhos para Adoção


No momento estamos abrigando 4 coelhos.

Para adoção:
 Essa é a Branquinha, ela tem esse nome por causa da manchinha branca em sua testa. É muito calma e carinhosa. Tem cerca de 8 meses de idade e não deve crescer mais do que seus atuais 1.8kg.
















Para adoção:
Mary Lu tem 3 meses. É uma coelha agitada e muito curiosa, está sempre pronta para aventuras. Tem orelhas bem grandonas e o rabinho branco. Quando crescer será de tamanho médio.


Para adotar entre em contato pelo email: adoteumorelhudosp@gmail.com
Ou mande mensagem pelo Facebook, na nossa página: https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudoSp


Temos mais dois filhotes de lion head, uma fêmea cor caramelo e um macho cor preta. Ambos nasceram com um defeito nas patas chamado "spayed legs" e estamos procurando tratamento para os coelhinhos.
Nós os chamamos carinhosamente de "bebês foca", pois eles se movimentam como focas.
Segue vídeo do dia em que foram resgatados.





Assim que soubermos de novidades sobre o tratamento dos bebês foca, atualizaremos o blog.
Eles estão com consulta agendada com um especialista. Vamos torcer pelos nossos orelhudos.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Quem somos?


 Somos protetoras voluntárias unidas pela paixão aos coelhos.

Desde 2011 preenchemos uma lacuna na proteção animal, e somos o primeiro grupo especializado em coelhos de São Paulo.

Temos como missão resgatar, abrigar, tratar e doar coelhos abandonados, bem como mediar adoções e orientar no cuidado com os orelhudos.

Se você quer adotar ou doar um coelhinho, entre em contato conosco:



- Por email
- Pela nossa página do facebook
- Através do nosso grupo de ajuda no facebook




Também orientamos e respondemos dúvidas sobre o cuidado com os coelhos, mas sempre lembrando que nada substitui a consulta com um profissional médico veterinário.



Nosso nome "Adote um Orelhudo SP" é em homenagem ao projeto de nossa madrinha Sabine, que faz um trabalho lindo no pioneiro "Adote Um Orelhudo" atuando em Florianópolis, Santa Catarina.