Falamos sobre dúvidas e mal entendidos comuns, que visam melhorar a qualidade de vida desses animais incríveis, e também facilitar a vida dos adotantes.
- Coelhos não precisam tomar banho
No geral, o coelho não tem necessidade de banho, pois ele se limpa sozinho. Como os gatos, o coelho se lambe diversas vezes ao dia, arrancando os pelos sujos.
Coelhos são animais muito limpos e se criados num local higienizado, ele não terá cheiro nenhum.

Tenha muito cuidado para secá-lo, devido a abundância de pêlos pode ficar alguma coisa molhada, e isso é um campo fértil para a proliferação de fungos.
Outro cuidado na hora de secar é com o barulho do secador. Ele pode assustar o coelho.
Também tenha cuidado com a temperatura para não queimá-lo.
Se levar a um petshop para dar banho, esteja presente o tempo todo, para garantir que seu coelho não ficará muito assustado e também se não vão colocar água em seus ouvidos.
Dificilmente você encontrará um petshop com serviço especializado em coelhos, e a maioria das pessoas não sabem manusear esse tipo de animal de forma correta.
- Coelhos vivem mais de 10 anos
Os coelhos vivem bastante se bem cuidados. A média é de 5 a 10 anos, podendo ultrapassar esse valor.
Eles são um compromisso de longo prazo, portanto quando comprar ou adotar um coelho lembre-se que ele dependerá inteiramente de você por todo esse tempo.
Ninguém é obrigado a ter um animal, mas a partir do momento que opta por ter, é sua responsabilidade cuidar e prezar pelo bem estar desse animal.
- Coelhos trocam de pêlos
Cerca de duas vezes ao ano, no início do inverno e do verão, os coelhos trocam de pêlo.
Costuma durar cerca de uma semana, e seus pêlos são renovados para uma nova temporada, sendo que no inverno eles ficam com o pelo mais longo e espesso, e no verão um pouco mais curto.
Para aliviar a bagunça, durante a época de troca, escove-o uma vez ao dia. Isso vai diminuir seu desconforto frente a tantos pêlos, vai diminuir o trabalho do coelho de se limpar e também vai impedir que se formem bolas de pêlo no estômago do coelho.
Não é algo muito comum, mas às vezes o coelho pode ter problemas por ingerir seus próprios pêlos. Além da escovação, você pode espremer abacaxi, misturar com um pouco de água e dar para o coelho beber. Isso ajuda na digestão desses pêlos.